• 24/08/2020

    Obras de duplicação da ponte sobre o Rio Paranaíba têm ritmo intenso


    FONTE: ABCR           

     

    Viajar entre os Estados de Minas Gerais e Goiás ficará ainda mais fácil e seguro para quem trafegar pela BR-050. A Eco050, concessionária que administra os 436,6 km entre Cristalina-GO e Delta-MG, realiza a duplicação da ponte Wagner Estelita Campos, que liga os estados na altura do km 314 (GO) e do km 0 (MG).

     

    A nova ponte terá 170 metros de comprimento e vãos-livres de até 45 metros. Serão duas faixas de rolamento com 3,6 metros de largura cada uma, acostamento de 2,5 metros e calçada de 1,5 metro na lateral. O investimento da concessionária é de mais de R$ 12 milhões.

     

    As obras foram iniciadas em abril e estão em sua primeira fase, que consiste na construção das fundações da nova ponte. Para isso, foram realizadas escavações em rocha, sob lâmina d'água, a 14 metros de profundidade.

     

    Nesta etapa, não são necessárias interdições na pista, já que não se trata de uma obra rodoviária comum. Isso porque, neste início, todo o processo é feito no rio, com uso de embarcações. São utilizadas balsas e catamarãs, que carregam guindastes que suportam até 140 toneladas para a realizar os trabalhos de perfurações, de 5 metros cada.

     

    Toda essa operação é feita com muito cuidado para estabilizar a aparelhagem devido às oscilações da água no Rio Paranaíba, que variam, em média, 1 metro ao longo do dia, a depender de como a usina de Emborcação altera sua produção de energia.

     

    MELHORIAS

     

    Após a conclusão da primeira etapa, serão realizadas reparos em duas fundações da ponte já existente, que foi construída em 1960. Depois disso, ocorrerá a construção da laje da nova estrutura.

     

    Com a finalização dos trabalhos da ponte e das obras de duplicação em andamento no Estado de Goiás, a BR-050 estará 100% duplicada de São Paulo até Catalão, o que trará mais conforto e segurança ao usuário, além de ajudar na redução do tempo de viagem.

     

     

    Notícias relacionadas:

    Serviços

    O Sindipesa mantém convênio com a Paulicon consultoria nas questões relacionadas a legislação que afeta o transporte rodoviário de cargas, de trânsito, tributária e trabalhista através do telefone (11) 4173-5366

    

    Parceiros Mantenedores