• 21/05/2020

DECOPE divulga a nona pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no transporte de cargas

FONTE: NTC&Logística

A demanda por transportes rodoviários de cargas no Brasil piorou ao longo da última semana, quebrando uma sequência de três semanas de resultados positivos, indicou pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da NTC&Logística.

Na semana terminada em 17 de maio, a associação de empresas passou a verificar queda de 41,23% na demanda em relação ao nível registrado antes da pandemia de coronavírus. Na semana anterior, a pesquisa indicava uma queda de 40,5%.

O índice da entidade vem medindo a demanda por transportes rodoviários de cargas desde o início de março, quando os impactos mais severos da crise começaram a ser sentidos. Até agora, o pior resultado foi o da semana terminada em 19 de abril, quando a queda geral atingiu 45,2%.

Além de uma pequena piora na demanda, a sondagem também verificou um aumento na porcentagem de empresas que tiveram queda no faturamento desde o início da pandemia. O nível passou a ser de 91%, o maior já registrado pela pesquisa, ante 88% na semana anterior.

Para cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, o levantamento mostrou que a queda de demanda atingiu 39,95% na última semana, leve piora de 0,35 ponto percentual na comparação semanal.

Já para as cargas lotação, que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas principalmente nas áreas industriais e agrícolas, a retração atingia 41,99%, também leve piora ante a pesquisa anterior.

O setor de alimentos refrigerados está entre os de melhor desempenho, com queda de 19,60% na demanda, bem como o agronegócio (-28,64%). A pior performance é do segmento comercial de lojas (57,70%).

A NTC&Logística através do DECOPE continuará acompanhando o impacto da crise no setor.

Confira a pesquisa

Participe da pesquisa