• 20/05/2020

Pandemia continua impactando o transporte rodoviário de cargas

FONTE: CNT

A demanda geral pelo transporte rodoviário de cargas experimentou uma retração de 41,23% entre 11 e 17 de maio, tendo como parâmetro as estimativas pré-pandemia. O dado faz parte da Pesquisa Impacto do Coronavírus no TRC, realizada semanalmente pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). O levantamento de longo prazo teve início em 16 de março e fornece retratos instantâneos da crise desencadeada pelo novo coranavírus.

Nesta nona rodada, verifica-se que a demanda de cargas fracionadas (de pequenos volumes) encolheu 39,95% no período. Já as cargas lotação ou fechadas, que ocupam toda a capacidade dos veículos, oscilaram -41,99%. O percentual de empresas que tiveram queda no faturamento foi o mais elevado da série: 91%. Os números mostram que o setor continua fragilizado pela crise sanitária.