• 12/02/2020

Frete em atraso atinge 61,5% das transportadoras

FONTE: Frota&Cia

De acordo com dados de uma pesquisa realizada com 2.500 empresas de transporte de cargas, pela NTC&Logística os fretes no Brasil têm sido pagos com cada vez mais atraso. Sendo assim, 61,5% das companhias consultadas disseram ter valores a receber.

O resultado significa um aumento em relação a última pesquisa da entidade realizada em agosto de 2019. Segundo a pesquisa anterior, o percentual de atraso era de 54%, enquanto há um ano de 48,7%.

Para o coordenador da pesquisa Valdívia Neto, a ação virou cotidiano das empresas. “Teve um aumento. Entretanto, o mercado já se acostumou a receber o frete com atraso”. AInda segundo ele, o problema maior para os transportadores seria o tempo para o pagamento que vem se estendendo cada vez mais.

“Antes era de 30 dias para o pagamento, depois expandiu para 45, e hoje você tem contratos que acertam pagamento em 120 dias. Só que enquanto atrasa o frete, as contas continuam vindo, e você tem que pagar os impostos e o combustível antes.”