• 11/02/2020

Confira a cobertura completa do CONET&Intersindial que aconteceu em Curitiba

FONTE: NTC&Logística

2742.jpg

Em um auditório com mais de 400 pessoas em Curitiba, aconteceu a abertura do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET), realizado a cada seis meses pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

2742_a.jpeg

A primeira edição 2020 do CONET&Intersindical que acontece na capital do Paraná tem como entidade anfitriã a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR). Coronel Sergio Malucelli, presidente da federação, destacou a importância do evento e agradeceu a presença das autoridades e de todos os representantes das empresas do setor. “Agradeço a todos por estarem aqui, em especial aos representantes de associações, federações e sindicatos de todo o Brasil. Tenho a certeza de que os assuntos aqui discutidos nortearão nossas atividades em 2020. Sejam todos bem-vindos”.

2742_b.jpeg

Ao abrir o encontro, o presidente da NTC, Francisco Pelucio, lembrou os presidentes da associação que o antecederam e fez menção nominal aos presentes no evento, Flávio Benatti e Geraldo Vianna, agradecendo pelo trabalho desenvolvido. Em seguida, destacou a presença expressiva do público, composto por empresários e lideranças de associações e sindicais de todas as partes do país. Além disso, citou os mais de cem integrantes da Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística (COMJOVEM), lembrando as lideranças de entidades que são oriundas da comissão, como os presidentes do SETCESP, Tayguara Helou, do SETCEB, Rogério de Souza e do SINDIVAPA, Carlos Eduardo Bueno. Em seguida, destacou: “O evento bateu recorde de público, mais de 400 pessoas, e toda a equipe organizadora está de parabéns pelo excelente trabalho que fez para que isso acontecesse. Estou muito feliz, e que as atividades desenvolvidas nestes dois dias seja de muito proveito para todos”.

2742_c.jpeg

Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), parabenizou o presidente Pelucio pelo início de sua gestão. “Essa casa cheia demonstra o quanto acreditamos no trabalho que será desenvolvido por você à frente da NTC&Logística, continuando o importante trabalho que foi desenvolvido por todos que o antecederam”. Na oportunidade, ainda comentou a importância da entidade: “A NTC continua cumprindo o seu papel de transmitir à sociedade o pensamento do transportador brasileiro”.

Durante a fala, Costa comentou sobre o posicionamento da CNT referente à tabela de fretes que está pautada para ser julgada no Supremo Tribunal Federal no próximo dia 19 de fevereiro. “A CNT, como a entidade máxima de representação das empresas de transporte e logística do Brasil, defende a finalização do julgamento. O setor urge por uma definição em relação a essa questão. Uma vez pautado pelo Supremo, o julgamento precisa acontecer e ser finalizado. O importante é o que o problema seja enfrentado. Não podemos ficar nesse impasse de pagar ou não pagar. Nosso setor responde por 90% do transporte de cargas no país e necessita de segurança jurídica sobre a matéria. E, independentemente do resultado do julgamento, assegurada a segurança pelo governo, as empresas garantem o abastecimento do país”.

2742_d.jpeg

“Que possamos realizar mais esse evento na linha do que realizamos ao longo dos anos, honrando o trabalho de todos os presidentes, diretorias, equipes da NTC e das associações, federações e sindicatos que participam ativamente de todo o nosso sistema de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil, muito obrigado pela presença de todos”, concluiu o vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi.

2742_e.jpg

O senhor Daniel Vilaboas, secretário chefe do gabinete do governo do Paraná, representando o Governador Carlos Massa Júnior, participou do evento e destacou: “Estamos felizes em receber vocês em nossa cidade e estado. Agradeço a todos por estarem aqui e principalmente aos presidentes Francisco Pelucio e Coronel Sergio Malucelli pelo evento”.

2742_f.jpeg

Já o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou aos presentes: “Curitiba é a capital nacional da inovação, e receber um evento desse porte na cidade reforça esse nosso compromisso e abre espaço para o nosso desejo de desenvolver outros tantos debates e pautas de interesse do país. Estamos à disposição do setor”.

2742_g.jpeg

O vice-presidente extraordinário para assuntos tributários da entidade, Urubatan Helou comentou que “o CONET de ontem com cerca de 450 pessoas aproximadamente reafirma de forma contundente a grande liderança do Coronel Malucelli aqui no Paraná e o grande prestígio que este fenômeno da boa convivência tem que é o presidente Francisco Pelucio. Todavia em meio a este maravilhoso evento, o primoroso discurso na abertura do presidente da CNT, Vander Costa nos dá a convicção de que temos na nossa maior liderança um empresário puro sangue, que não se intimida em reverberar o sentimento empresarial de nosso segmento econômico”.

2742_h.jpeg

Abrindo os trabalhos, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro debateu com os empresários a Lei de Abuso de Autoridade e suas consequências para o Transporte Rodoviário de Cargas.

2742_i.jpeg

A secretária do CONET e assessora jurídica da NTC Gildete Menezes dividiu com os participantes o Relatório de Providências do CONET/2019, realizado em agosto em São Luís, no Maranhão.

2742_j.jpeg

2742_k.jpeg

O coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone comentou as ações da comissão durante o ano de 2020 e fez saudações aos presentes. As ações do Instituto COMJOVEM de desenvolvimento mercadológico para a recuperação tarifária do TRC foram apresentadas pelo Coordenador do Instituto COMJOVEM, Luiz Gustavo Nery, e pela vice-coordenadora, Barbara Calderani.

2742_m.jpeg

O Índice Nacional de Custos do Transportes (Índice de Variação do INCT) foi apresentado pelo engenheiro Lauro Valdívia, assessor técnico da NTC&Logística em plenária, e a Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências foi apresentada pela NTC em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de janeiro último aponta uma defasagem média no frete recebido pelo transportador em relação ao seu custo de 13,9%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 18,7% naquelas com cargas lotações ou fechadas. Ele também falou sobre a evolução do piso mínimo de frete na nova tabela.

Confira o comunicado aqui

Hoje a Intersindical discutirá temas como a renovação de frota, reformas trabalhistas e sindical, cenário macroeconômico e infraestrutura de transporte, entre outros assuntos.

O CONET&Intersindical edição Curitiba é uma realização da NTC&Logística, entidade anfitriã, FETRANSPAR. As entidades apoiadoras são SEGUIPAR, SETCAMAR, SETCEPAR, SETCGUAR, SETCSUPAR, SINDIFOZ, SINDIPONTA, SINDIVALE, SINTRATOL e SINTROPAR, com apoio da Braspress, COPEL, Paraná Banco de Investimentos, Governo do Paraná e SEBRAE. CNT/SEST e SENAT/ITL são apoiadores institucionais, e o evento é patrocinado pela ANFIR, Autotrac, Iveco, Mercedez-Benz, Trade Vale Corretora de Seguros e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

INTERSINDICAL

2748.png

(Foto: Eneias/NTC&Logística)

Centenas de pessoas prestigiaram os dois dias de evento e ficaram por dentro das pautas que serão desenvolvidas pelo setor em 2020

O segundo dia de encontro do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical) foi marcado por debates e trocas de experiências entre os representantes das associações, federações e sindicatos de todo o Brasil ligados à NTC&Logística.

2748a.png

Antes de embarcar para Dubai com a comitiva do governo do estado de São Paulo, o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, apresentou a proposta da “Logística sem papel”. Helou comentou sobre como ganhar tempo e espaço com processos on-line, uma vez que existem inúmeros procedimentos nas empresas que atualmente tornam o acúmulo de papel inevitável. "Fazer a logística sem papel evita que as companhias ocupem grandes espaços com documentos, principalmente comprovantes de entrega de mercadorias. Isso pode ser eletrônico, on-line. Sem falar no tempo que economizamos", defendeu.

2748b.png

A presidente executiva do SETCESP, dra. Ana Carolina Jarrouge, apresentou a proposta para o DENATRAN sobre consulta pública da CNH dos motoristas profissionais. Ela acredita que “o trabalho junto ao órgão, fazendo a liberação dos prontuários dos motoristas, ajudará na segurança viária, avaliará o comportamento e contribuirá com o blockchain do transporte rodoviário de cargas. Esta é uma ferramenta com a qual as transportadoras classificam os caminhoneiros segundo diversos critérios, entre eles o cumprimento de prazos, o uso de equipamentos de segurança e a situação da carga no momento da entrega – inovação que vai ajudar muito o setor”.

2748c.png

O vice-presidente de responsabilidade social da NTC&Logística, João Pierotto Neto, falou sobre o sucesso do Banco de Alimentos no Rio Grande do Sul. Na apresentação, Pierotto comentou que o Brasil tem mais de oito milhões de pessoas passando fome. “Não podemos aceitar isso, temos que ajudar. Nosso setor tem a logística, que são os caminhões para distribuir os alimentos. O SETCERGS, que eu já presidi, foi um dos fundadores do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, há cerca de 20 anos. Queremos lançar a ideia para todo o país. O transportador de carga já mostrou sua força e tem mais um viés para mostrar, que é a força social”, lembrou. No último Natal, o SETCERGS distribuiu mais de 500 toneladas de alimentos. O Rio Grande do Sul tem hoje cerca de 23 bancos.

2748d.png

Com um panorama completo, o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueiroa Junior, falou aos presentes sobre a nova reforma trabalhista e sindical que em breve estarão em discussão no congresso nacional. Na ocasião ele discutiu as propostas que o setor irá apresentar. “O ambiente é propício para isso, o congresso vem se mostrando interessado em aprovar essas reformas e isso fará grande diferença para o setor. A NTC preocupada com esse assunto criou a câmara técnica de assuntos trabalhistas, sindicais e negociação coletiva, e ela se reunirá sob minha coordenação a cada mês, com a participação de advogados, assessores jurídicos das entidades, executivos e empresários”.

2748e.png

As perspectivas econômicas para 2020 foram tema da palestra do economista Bruno Musa da Acqua Investimentos, que destacou as oportunidades financeiras para o ano e deu informações relevantes para os transportadores presentes.

2748f.png

Outro assunto que chamou muito a atenção foram os problemas na infraestrutura do transporte rodoviário de carga. Segundo o diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, 61% do transporte de cargas são feitos por rodovias. “O Brasil tem 1.170.700 quilômetros de estradas, mas apenas 12% são pavimentadas e menos ainda são duplicadas. Isto nos faz perder muito tempo e dinheiro”, afirmou. Ele também falou do trabalho que a CNT vêm desenvolvendo e colocou a confederação à disposição dos transportadores.

2748g.png

Para fechar o dia intenso e produtivo de palestras, o secretário nacional de transportes terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Costa Vieira, apresentou dados importantes dos investimentos que serão feitos no Brasil para melhorar a malha viária. Além disso, respondeu a várias perguntas do público presente e esclareceu diversos pontos questionados pelos transportadores. Sobre o evento, o secretário comentou: “É muito importante para mim estar aqui, eu sou responsável pelo fórum nacional que cuida de assuntos ligados ao transporte rodoviário de cargas e estou surpreso positivamente com o evento. É uma oportunidade de mostrar o que estamos fazendo e o que pretendemos”.

Balanço do evento

2748h.png

Ao fazer o balanço do evento, o presidente da FETRANSPAR, coronel Sérgio Malucelli, destacou: “Foram mais de 400 inscrições, 12 federações, 3 associações, 46 sindicatos, 86 integrantes da COMJOVEM, mais de 50 mulheres participando e contribuindo ativamente do evento. Também quero agradecer de uma maneira muito especial ao ex-presidente José Hélio Fernandes, pois foi em sua gestão que ficou designado para Curitiba receber esse evento, e aos ex-presidentes da NTC presentes no evento, Flávio Benatti e Geraldo Vianna, que nos deram todo o apoio. De uma maneira carinhosa, quero agradecer ao presidente Pelucio e, de forma especial, aos presidentes do estado do Paraná que se fizeram presentes e que me ajudaram muito nesta organização. Não poderia deixar de agradecer aos funcionários da FETRANSPAR e a toda a equipe da NTC&Logística que foram ilibados aos prestar esse serviço. Muito obrigado”.

Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, agradeceu a “cada pessoa que esteve aqui e que abrilhantou o evento nestes dois dias. Esse foi o maior CONET que realizamos em toda a história do evento, e vamos agora aguardar as pesquisas para também verificar se foi de fato o melhor. Quero agradecer aos nossos patrocinadores, a todos os presidentes de associações, federações, sindicatos e empresários que estiveram presentes, à equipe de trabalho da NTC e da FETRANSPAR. Agradeço também ao sempre presente presidente da CNT, Vander Costa, e ao vice, Flávio Benatti. Nosso querido amigo, coronel Sérgio Malucelli, que nos recebeu com todo carinho todos os dias em que estivemos aqui. E que venha Belo Horizonte!”.