• 29/11/2019

    5º Prêmio de Sustentabilidade reconhece as melhores iniciativas praticadas por transportadoras


    FONTE: SETCESP         

     

    Foi emocionante para quem acompanhou e viu de perto, a cada anúncio, uma vibração misturada ao sentimento satisfação e gratidão. O SETCESP junto com a OTM Editora entregou nesta terça (26), o 5º Prêmio de Sustentabilidade para as empresas vencedoras.

     

    As transportadoras que concorreram ao prêmio participaram com projetos que reduzem os impactos socioambientais causados por suas operações e prezam pela segurança viária e do trabalho, tendo a sustentabilidade como um valor essencial em sua gestão.

     

    A premiação aconteceu no Hotel Transamérica Nações Unidas, mais uma vez em parceria com a OTM Editora e reuniu importantes personalidades do setor.

     

    Durante o evento, foram premiados os melhores projetos nas categorias – Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Gestão Econômica Sustentável e neste ano, também na de Responsabilidade da Segurança Viária e do Trabalho.

     

    “Vivenciamos em nosso país a maior tragédia da falta de segurança no trabalho, com o que ocorreu em Brumadinho-MG. Isso nos trouxe uma reflexão que nos motivou a criarmos essa nova categoria porque precisamos estar comprometidos no cuidado com os nossos colaboradores”, comentou Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.

     

    Ana Carolina Ferreira Jarrouge, presidente executiva da entidade, ressaltou a contribuição do TRC para a sustentabilidade “Aqui fica muito claro que as empresas de transporte de carga já estão se empenhando para a mudança dos seus negócios, e que suas boas práticas reverberam espelhando outras atitudes exemplares”, declarou Ana.

     

    Outra novidade foi o recorde de projetos inscritos, 24 empresas inscreveram 44 projetos nas 4 categorias sob análise de seis jurados especialistas técnicos e acadêmicos no setor de transportes. Oito finalistas foram escolhidos, dois em cada categoria, são eles: TOC Terminais, Transpanorama, Expresso Mirassol, Cesari e Patrus, essas últimas três inscritas em mais de uma categoria.

     

    Também presente no evento, Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora se disse surpreso pela grande proporção que o prêmio ganhou, “sem dúvida essa premiação é uma referência para uma característica marcante é que amplamente democrática”, contou Marcelo.

     

    O 5º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno teve o patrocínio de Autotrac, BR Distribuidora, Solen Energia Solar, Ambipar Response, Caoa Montadora, Consórcio Maggi, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Scania, Up Brasil, Veloe e Volvo Autosueco.

     

    Vencedores

     

    Sabendo da importância em reduzir os impactos das atividades da empresa a Cesari Logística foi premiada na categoria Responsabilidade Ambiental, pelo desenvolvimento do projeto “Catre: redução, reaproveitamento e gerenciamento de resíduos”, com a criação de local destinado ao gerenciamento de resíduos, onde ocorre o reaproveitamento dos materiais descartados ou a destinação correta deles, inclusive a de produtos perigosos. A CATRE foi idealizada por uma necessidade interna da empresa, mas hoje atente também a comunidade

     

    TOC Terminais venceu na categoria Gestão Econômica Sustentável graças à criação do Bi-trem customizado. O projeto é uma solução logística com a utilização de um conjunto de bi-trem diferente do modelo padrão de mercado, na qual há o remonte de um segundo equipamento o qual é inserido com toda a segurança sobre a carroceria do próprio veículo após a entrega do contêiner.

     

    O troféu de Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho foi entregue também a Cesari Logística pelo programa Segurança 4.0 que leva em conta a utilização de novas tecnologias de prevenção de acidentes. Entre os equipamentos usados pela empresa está a telemetria avançada, vídeo monitoramento e sensor de fadiga, game como plataforma de treinamento, pulseiras inteligentes para a medição do tempo e qualidade do sono.

     

    Já a vitória na categoria Responsabilidade Social foi compartilhada pela Patrus Transportes e pela Transpanorama Transportes.

     

    A ideia colocada em prática pela a Patrus foi Um dia Patrus para Reformar, no qual a empresa promove a reforma de casas de funcionários em situação de vulnerabilidade como uma forma de dignificar a moradia de colaboradores que residem em condições precárias. Critérios sociais foram adotados e nove casas que foram escolhidas para serem totalmente reformadas e entregues neste ano.

     

    Paralelamente a esse projeto, estava concorrendo o Missão Acolhida – Um Novo Lar para os Venezuelanos da Transpanorama Transportes. O projeto comtemplou uma ação humanitária: a empresa fez a contratação de 37 motoristas venezuelanos. Além de oferecer suporte para se adaptarem ao Brasil, concedendo alojamento, treinamento de língua portuguesa, consultas clínicas e a integração deles na cidade.

     

    Os dois projetos foram considerados vencedores na categoria, porque na primeira votação houve empate entre os jurados. E uma segunda rodada de votação, novo empate até que análise foi para o Conselho Superior e de Administração do SETCESP que considerou os dois finalistas como ganhadores.

     

    A edição deste ano foi encerrada, mas uma próxima já está sendo planejada. As empresas que se inspiraram com os projetos apresentados podem colocar em prática suas ações e em 2020 mostrar a todos, que além de transportar cargas levam consigo a bandeira da Sustentabilidade.

     

    Notícias relacionadas:

    Serviços

    O Sindipesa mantem convênio com a Paulicon consultoria nas questões relacionadas a legislação que afeta o transporte rodoviário de cargas, de trânsito, tributária e trabalhista através do telefone (11) 4173-5366

    

    Parceiros Mantenedores