• 15/05/2019

Conselho do PPI qualifica 59 projetos

FONTE: Presidência da República

Após primeira reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), sob gestão do presidente Jair Bolsonaro, na última quarta-feira (08), foram qualificados 59 projetos. Uma previsão de investimento de quase R$1,6 trilhão para os próximos anos, segundo o secretário especial do PPI, Adalberto Vasconcelos. “A primeira reunião do conselho do PPI da gestão do presidente Jair Bolsonaro foi um sucesso. Mostrou que o governo está bastante atuante, a economia está rodando e, principalmente, a infraestrutura vai colaborar com a geração de renda e a criação de empregos”, disse.

Segundo ele, o Ministério da Infraestrutura qualificou projetos que somam R$130 bilhões. Já o Ministério de Minas e Energia, só na área de óleo e gás, a soma chega a R$ 1,4 trilhão e em linhas de transmissão, cerca de R$ 30 bilhões. O Ministério de Desenvolvimento Regional qualificou três projetos que somam R$ 10 bilhões de investimentos. “Isso vai gerar empregos, vai gerar renda, vai fazer o país mexer, vai fazer a economia avançar”, destacou.

Agora, o portfólio do PPI conta com 105 projetos, 46 em andamento e 59 incluídos, divididos em 14 setores: Aeroportuário, Agricultura e Abastecimento, Defesa, Direito Exploratório Minerário, Energia, Fazenda, Ferroviário, Geração, Rodoviário, Terminais Portuários, Transmissão, Comercialização, Hidrovias e Infraestrutura Hídrica.

Projetos

Foram aprovadas, entre outros empreendimentos, as condições de arrendamento de quatro terminais portuários dedicados à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis, localizados no porto organizado de Itaqui/MA. Em rodovias, foram qualificadas as concessões das BRs 381/262/MG/ES (trecho da BR- 381/MG entre Belo Horizonte e Gov. Valadares e BR-262/MG/ES entre o João Monlevade/MG e Viana/ES) e 163/230/MT/PA (trecho entre Sinop/MT e Miritituba/PA).

Foi destaque, ainda, a qualificação da 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias. Serão 22 aeroportos distribuídos em três blocos. O Bloco Sul contempla os aeroportos de Curitiba/PR, Bacacheri (em Curitiba/PR), Londrina/PR, Foz do Iguaçu/PR, Joinville/SC, Navegantes/SC, Uruguaiana/RS, Bagé/RS e Pelotas/RS. Já o Bloco Norte I, contempla os aeroportos de Manaus/AM, Tabatinga/AM, Tefé/AM, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC e Boa Vista/RR. O Bloco Central contempla os aeroportos de Goiânia/GO, Palmas/TO, Teresina/PI, São Luís/MA, Imperatriz/MA e Petrolina/PE.

A privatização de duas estatais ligadas à área de transporte público, a CBTU e a Trensurb, também foi qualificada. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) atua em Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal, e a Trensurb é responsável pelo metrô de superfície de Porto Alegre. No caso da CBTU, a empresa terá suas atividades separadas por cidade para que seja possível privatizá-las.

PPI

Em três anos, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) apresentou resultados relevantes para a infraestrutura e economia do Brasil. Dos 193 projetos qualificados nas oito reuniões anteriores do CPPI, 147 já haviam sido concluídos – o que representava 76% do cronograma - e vão gerar cerca de R$ 260,2 bilhões de investimentos nos próximos anos, sem contar as outorgas de cerca de R$ 54,1 bilhões para a União.

*Com informações da assessoria do Programa de Parcerias de Investimentos