• 07/02/2019

SETCESP divulga Sondagem Econômica 2018 do setor

FONTE: SETCESP

O SETCESP encomendou junto ao Instituto Paulista do Transporte de Carga _ IPTC uma Sondagem Econômica para avaliar o desempenho econômico do setor em 2018, bem como as perspectivas para 2019 diante das expectativas do transporte rodoviário de cargas e contribuir com informações substanciais para o planejamento estratégico das empresas.

A pesquisa contou com a participação de 103 empresas transportadoras localizadas na base territorial do SETCESP o que representa 6% do quadro de associados ativos da entidade, base de dados dezembro/2018.

Classificadas da seguinte forma: pequeno porte (67% da amostra); médio porte (15% da amostra) e grande porte (18% da amostra). Confira abaixo os principais resultados da análise:

• Cenário Otimista: 92% dos entrevistados acreditam no governo e nas mudanças propostas por ele;

• Mais carga transportada: 81% das empresas apresentou uma variação positiva no volume transportado;

• O aumento médio foi de 16% no volume transportado;

• Faturamento aumentou: 85% das empresas teve aumento no faturamento em comparação com 2017;

• O aumento médio do faturamento foi de 21%;

• lucratividade também foi expressiva, com 74% das empresas tendo aumento nos lucros médios;

• O lucro médio das empresas foi de 12%, um aumento de quatro vezes em relação à pesquisa anterior;

• Novas contratações:  59% das empresas pretendendo ampliar o quadro de funcionários, em 2019;

• Investimento: as empresas pretendem investir 10% do faturamento na renovação da frota e 4% do faturamento em novas tecnologias;

• Frete: 52% acreditam que o valor do frete irá melhorar em 2019, para 41% ficará estável e para 7% deve piorar.

Confira o resultado completo da pesquisa aqui.