• 05/11/2018

Associadas do SINDIPESA são premiadas no Top Crane 2018

FONTE: SINDIPESA

Com o apoio do SETCESP e do SINDIPESA, aconteceu, na última quarta-feira (31/10), o prêmio Top Crane que elegeu, mais uma vez, os cases de melhor performance em operações de Içamento, Remoção Técnica, Plano de Rigging e Segurança e Treinamento. No total foram sete as empresas vencedoras entre 49 cases inscritos.

“Parabenizo os associados SINDIPESA pelo merecido reconhecimento. São eles: Grupo Darci Pacheco, Guindastes Tatuapé, Locar e Makro. Isso mostra o comprometimento dessas empresas com o mercado e com seus clientes, além de atestar a qualidade de seus serviços e de seus diferenciais perante os concorrentes”, afirma Júlio Simões, presidente do SINDIPESA.

O evento de premiação foi realizado no prédio da NTC&Logística, em São Paulo, e contou com a presença dos presidentes Tayguara Helou e Júlio Simões, do SETCESP e do SINDIPESA, respectivamente, além de representantes das empresas premiadas e convidados.

IMG 7800

Ao final, Dasio de Souza e Silva Jr., vice-presidente executivo do SINDIPESA, falou sobre o Selo de Qualidade desenvolvido pelo sindicato. Raphael Semaan, coordenador de Sistema de Gestão, e Mauricio Ballarine, gerente de certificação, ambos da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), também estiveram presentes e falaram sobre o Selo, já que a associação é responsável pelas auditorias nos itens de Mão de Obra. Os itens Manutenção; Planejamento de Movimentação de Carga; Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Certificações; e Declaração de Ética e Conduta podem ser auditados pela ABNT, DNV (Det Norske Veritas), ABS (American Bureau of Shipping), SGS (Societè Générale de Surveillance) e Bureau Veritas.

IMG 7800

Top Crane 2018

Na categoria Içamento foram escolhidos quatro cases, nomeados conforme o segmento em que a operação foi realizada. Assim, a Guindastes Tatuapé, de São Paulo (SP), ganhou com o case Infraestrutura, com a movimentação, descarga e içamento de vigas e estruturas metálicas para a construção de um novo pavimento no Mais Shopping, na zona sul da capital paulista. Na área de Energia, foi contemplado o Grupo Darcy Pacheco, do Rio Grande do Sul (RS), pelos trabalhos de desmontagem de um aerogerador em um parque eólico da região Nordeste.

Outros dois cases premiados são de duas empresas sediadas em Belo Horizonte. Um deles, de Mineração, é o da Bolbi Movimentação de Cargas, que trata do alteamento da maior escavadeira hidráulica do mundo, com peso de cerca de 1.750 toneladas métricas, para intervenções de manutenção, realizado na cava de uma mineração de cobre no Pará (PA). O outro case, em uma área correlata – Siderurgia – é o de içamento e inversão de uma panela de aço em uma usina siderúrgica em Minas Gerais (MG), realizado pela Elba Equipamentos e Serviços (EES).

Na categoria Remoção Técnica, a empresa vencedora é a Primax Transportes Pesados, de São Paulo (SP). A operação é de retirada de uma prensa, em uma indústria do setor automotivo, para manutenção de componentes, e sua posterior relocação. Já a categoria Plano de Rigging teve seu prêmio conferido ao Grupo Cordeiro, de Fortaleza (CE), que realizou um trabalho até então inédito no Brasil: a desmontagem da fuselagem de um Boeing 737-200, seu transporte e embarque em um avião cargueiro com destino à Alemanha.

Por fim, a vencedora da categoria Segurança e Treinamento é a Locar Guindastes e Transportes Intermodais, de Guarulhos (SP). Essa premiação considera indicadores de desempenho nas duas áreas, que servem de comparativo entre as concorrentes inscritas.

Prêmio Heavy Duty’2018

A Locar Guindastes e Transportes Intermodais recebeu o Prêmio Heavy Duty’2018-UTE por conta da operação de transporte de um gerador de 361 t entre o Porto de Pelotas até a Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota – considerado o maior já realizado em rodovias federais no Brasil. O trecho principal, de 150 km, foi feito em três dias, com dimensionamento e adequação de equipamentos e atendendo a um rígido planejamento estabelecido pela contratante Bertling Logistics Brasil.

A Megatranz Transportes também foi contemplada com o Prêmio Heavy Duty’2018-Energia por uma operação verdadeiramente heavy duty. Contratada pela BRASIL PROJECTS Transportes Nacionais e Internacionais, superou os desafios envolvidos na recepção e transporte de sete geradores de 355 t do Tecon do Porto de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), até o SE Terminal Rio, em Paracambi (RJ).

A Makro Transportes – divisão de transportes da Makro Engenharia, tem se notabilizado no transporte de cargas de grande peso e dimensões, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do país. Melhor exemplo – que valeu neste ano o Prêmio Heavy Duty-Mineração – foi a movimentação de uma instalação de britagem com 140 t, entre Carajás e Canaã dos Carajás, no Estado do Pará. O percurso de 240 Km incluiu um trecho de 30 Km para descida das Serra dos Carajás – dos quais pelo menos 15 km com curvas acentuadas e no período noturno.

O Grupo Darcy Pacheco recebeu o Prêmio Heavy Duty’2018-Segurança e Treinamento pelos investimentos que tem feito em suas três divisões (Darcy Pacheco, a Pacheco Logística e a DPS Wind) para manter o padrão de qualificação da área operacional, diante da contratação de novos funcionários, em todas as suas divisões.

O prêmio Top Crane 2018 e o Heavy Duty 2018 contaram com o patrocínio Ouro da Liebherr e da Tadano e com o apoio das duas maiores associações do setor  – SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e região), SINDIPESA (Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais) e da Verope, fabricante suíça de cabos de aço especiais de alta performance para guindastes, entre outros equipamentos.

GALERIA DE IMAGENS DO EVENTO