• 10/10/2018

PRF inicia nesta quinta-feira (11) Operação Nossa Senhora Aparecida

FONTE: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará entre os dias 11 e 14 de outubro a Operação Nossa Senhora Aparecida. Tendo como objetivo reduzir a violência no trânsito das rodovias federais do Brasil, a Operação também trará ações preventivas e reforço no policiamento, visando reduzir acidentes ocasionados por excesso de velocidade, alcoolemia ao volante e ultrapassagens proibidas.

Nesse período será feito uma intensificação nas fiscalizações de trânsito, priorizando pontos e horários estratégicos onde ocorrem maiores incidências de mortes, feridos e criminalidade conforme apontam as estatísticas do órgão, garantindo assim a fluidez e a segurança no trânsito no feriado prolongado.

Com o apoio do Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN), ações educativas também serão adotadas. O Cinema Rodoviário terá foco na educação de motoristas, promovendo conscientização sobre os riscos do excesso de velocidade, da alcoolemia ao volante e ultrapassagens proibidas, além de alertar sobre importância do uso do cinto de segurança, do capacete de segurança e do transporte seguro de crianças.

A PRF intensificará a fiscalização utilizando etilômetro (aparelho que verifica o teor alcoólico no organismo do condutor) para evitar a mistura álcool e direção, e o radar móvel para inibir o excesso de velocidade. Haverá um reforço de policiais nos trechos e a atenção das fiscalizações estarão mais voltadas às infrações que causam acidentes com maior gravidade e aos veículos de duas rodas, que geralmente ocasionam vítimas graves ou mortas.

Em Alagoas, as rodovias federais que merecem maior atenção são as BRs 101, 104 e 316 devido ao grande aumento no fluxo de veículos durante o feriado. Em decorrência, a PRF alerta aos motoristas que trafeguem com maior cautela nessas áreas.

Dicas para uma viagem segura

• Revisar o veículo antes de viajar. Verificar itens de segurança como: freio, óleo, faróis, lanterna, cinto de segurança, alinhamento, balanceamento dos pneus;

• Evite dirigir com sono. Caso sinta cansaço, encoste em um local seguro para descansar;

• Cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. No caso do transporte de crianças, lembre-se do dispositivo de retenção adequado à faixa etária;

• Álcool e direção não combinam. O motorista que for pego dirigindo alcoolizado poderá ser preso em flagrante, além de pagar multa e ter o direito de dirigir suspenso;

• Ao passar próximo às cidades e perímetros urbanos, lembre-se de redobrar a atenção e reduzir a velocidade;

• Manter velocidade compatível com o fluxo geral dos veículos;

• Mantenha uma distância de segurança do veículo à frente;

• Parar no acostamento somente em emergências;

• A maioria dos acidentes costuma acontecer no início das viagens ou perto do fim dos trajetos, em estradas retas e em boas condições, portanto fique sempre alerta: nada de se distrair no celular!