• 28/09/2018

SETCESP conhece leis trabalhistas da Alemanha

FONTE: SETCESP

Nesta quinta-feira (27), último dia de visitações da Viagem Técnica 2018, a equipe do SETCESP esteve na DLA Piper, reconhecida empresa especializada em Direito do Trabalho da Alemanha. Os consultores explicaram sobre como a Reforma Trabalhista alemã melhorou a qualidade do trabalho oferecido e como são as relações formais de trabalho no país. Discutiu-se muito os contratos existentes de trabalho, em contrapartida à CLT brasileira, as restrições da jornada de trabalho e as modernizações realizadas nas leis trabalhistas alemãs. Também foram apresentados os conselhos de trabalho, a relevância dos sindicatos nas negociações coletivas e os principais problemas que o país ainda enfrenta com a atual legislação.

Na parte da tarde, o grupo visitou a Pfenning, uma transportadora com mais de 80 anos no mercado alemão e que se destaca por ser uma empresa familiar há mais de três gerações. A companhia possui mais de 3500 funcionários, frota de 670 caminhões, 290 mil m² de área logística instalada na unidade e 90 unidades na Alemanha. Além do serviço de transporte de cargas, a empresa se destaca no mercado pela logística de armazenamento, sendo uma das três maiores no segmento de serviços frigorificados. A Pfenning também conta com uma divisão de serviços de Recursos Humanos para agenciar outras empresas e suprir necessidades de picos de transporte.

Após a apresentação institucional, o grupo visitou os modernos galpões logísticos, reconhecidos nacionalmente pela eficiência e sustentabilidade, que contam com uma moderna rede de painéis solares que supre as necessidades elétricas da operação com excedentes. Na visitação pode-se perceber a eficiente estrutura frigorificada utilizada no armazenamento de produtos sensíveis, como chás e chocolates, e que são distribuídos para diversas redes varejistas locais ou em outras regiões.