• 19/09/2018

CCR MSVia alerta: sono é inimigo do volante!

FONTE: CCR MSVias

A CCR MSVia iniciou campanha com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os riscos representados pelo sono ao volante. Por meio de divulgação de mensagens de segurança pela mídia, distribuição de folhetos educativos e afixação de faixas ao longo da rodovia, a Concessionária espera contribuir para alertar aos usuários da BR-163/MS.

Segundo Júlio Cesar Santos, coordenador do Centro de Controle Operacional da Concessionária, a sonolência é tão perigosa quanto as consequências do uso de álcool na capacidade de dirigir: aumenta o tempo de reação dos motoristas, diminui a atenção e compromete tomada de decisões.

“Essas consequências são muito perigosas e podem contribuir para a ocorrência de um acidente, mesmo que o motorista não chegue a cochilar ao volante”, alerta Santos.

De acordo com o Serviço de Atendimento ao Usuário, SAU, da CCR MSVia, a sonolência aparece como uma das principais causas prováveis de acidentes ocorridos entre meia-noite e 6h da manhã e entre as 14h e as 16h horas.

“Muitos acidentes desse gênero tendem a envolver apenas um veículo, o que pode aumentar em rodovias muito longas, como é o caso da BR-163/MS”, destaca o coordenador.

Com o título “Dirija descansado”, o folheto destaca alguns sinais de sonolência que podem ser identificados e permitir ações preventivas que evitem acidentes. “Preste atenção”, alerta o folheto, “diante de alguns desses sinais, pare imediatamente e descanse”. E enumera, entre outros: “Dificuldade em manter os olhos abertos e a cabeça erguida, bocejos e piscadas frequentes e visão dupla ou borrada”.