• 10/08/2018

Você sabe o que a COMJOVEM faz? Então venha conhecer!

FONTE: SINDIPESA

A COMJOVEM Nacional, no formato que atua hoje, foi lançada há 11 anos pela NTC&Logística com o objetivo de capacitar jovens empresários e executivos para que executem de maneira interdisciplinar uma gestão mais profissionalizada no segmento de transporte, além de promover a integração, amizade e união entre os jovens empresários do TRC.

Com cerca de 300 participantes diretos em 24 núcleos por todo Brasil, a COMJOVEM também visa proporcionar estudos de temas que possam auxiliá-los nas suas funções, incentivar o surgimento de novas lideranças sindicais, promover networking entre empresas de transporte e entre empresas e fornecedores de transporte, gerando negócios e oportunidades, buscar soluções e inovações para o TRC, através da inserção ativa dos jovens nas entidades sindicais, e motivar os jovens a produzirem artigos e pareceres técnicos de assuntos ligados ao TRC.

De acordo com Ana Carolina Ferreira Jarrouge, coordenadora da COMJOVEM Nacional, o jovem não precisa ser um sucessor familiar para ingressar na COMJOVEM. “A ideia é capacitar o executivo que vai levar a empresa adiante. Seja ele da família ou não. O importante é focar na qualidade da gestão”. Na primeira gestão de Ana à frente da COMJOVEM Nacional, foram estipuladas metas que todos os núcleos devem perseguir e pontuar, concorrendo, inclusive, a premiações anuais. Entre as metas estão reuniões, visitas técnicas, artigos, ação social e eventos compartilhados.

São inúmeras as atividades desenvolvidas pelos núcleos da COMJOVEM, que são documentadas mensalmente em um Boletim. “Quem acompanha o Boletim fica por dentro de tudo que os jovens empresários estão produzindo pelo Brasil. É muito interessante e enriquecedor para o trabalho”, afirma Ana.

O Instituto COMJOVEM de Desenvolvimento Mercadológico, por exemplo, foi criado em 2015 com o intuito de mostrar para os empresários, de uma forma interativa, maneiras de definir prioridades de trabalho, demandas comerciais, conscientização sobre a verdadeira representatividade no mercado e gerenciamento de serviços. A finalidade é apresentar uma nova forma de encontro, que não seja necessariamente por meio de palestras sobre os assuntos abordados. “O Instituto desenvolve um trabalho muito importante que auxilia no dia a dia dos jovens nas empresas, notadamente na questão de comercialização do frete”, aponta Ana.

Existe, também, um curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Transportes oferecido, gratuitamente, pela Fundação Dom Cabral em parceria com a CNT | SEST SENAT | ITL.

O vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, André de Simone, participou recentemente do 1º WORKSHOP - MEDIA X AT STANFORD UNIVERSITY I CNT. O Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, primeiro projeto do Fórum de Inovação do Transporte, foi fruto de uma parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, por meio do mediaX, um catalisador de parcerias setoriais e acadêmicas que analisa o impacto das tecnologias sobre a sociedade. “A COMJOVEM foi convidada a participar do evento pela sua reconhecida representatividade e importância no cenário atual”, reforça Ana.

“Os interessados em se unir a um núcleo da COMJOVEM devem procurar os coordenadores locais. Quanto maior a adesão, mais força e representatividade a COMJOVEM ganha. E, assim, todos ganhamos juntos”, finaliza Ana.

O Manual para abertura e funcionamento de núcleo regional está disponível no site da COMJOVEM Nacional (www.comjovemnacional.com.br). Para mais informações, entrar em contato com Conceição pelo telefone (11) 2632-1500 ou e-mail: comjovem@ntcelogistica.org.br.