• 03/08/2018

    SINDIPESA lança Selo de Qualidade


    Na manhã de ontem (2/8), o SINDIPESA reuniu, em São Paulo, grandes seguradoras para apresentar o Projeto Selo de Qualidade desenvolvido pela entidade. O objetivo do selo é disponibilizar às associadas um Certificado de Qualidade de abrangência nacional, tendo como principal foco os procedimentos de operação e segurança em movimentação de cargas e que seja auditado por empresas certificadoras nacionais e internacionais garantindo, desta forma, a total transparência e acreditação.

                                                     

    “O SINDIPESA será o órgão certificador que garantirá que as associadas que obtiverem o Selo cumpram, na totalidade, todos os requisitos definidos”, afirma Júlio Simões, presidente do SINDIPESA.

    Atualmente, no Brasil, existem centenas de empresas que prestam serviços de içamento, com diferentes níveis de qualidade técnica e operacional. Algumas delas já possuem processos de planejamento e segurança e buscam a excelência na prestação dos serviços, porém, não são diferenciados pelos tomadores de serviço e outros.

                                                     

    “A empresa detentora deste Selo de Qualidade poderá prover a seus clientes e investidores um elevado e diferenciado padrão de operação e principalmente a garantia da segurança em suas operações”, garante Amilcar Spinetti Filho, diretor da Locar e colaborador do projeto junto com Danilo Campos e toda a equipe do SINDIPESA.

                                                      

    O Selo irá distinguir as empresas para que as seguradoras tenham como analisar os riscos de forma diferenciada e mitigá-los nas operações de movimentação de carga em função do atendimento de todos os requisitos para a obtenção do mesmo. “A ideia é que isso passe a ser uma exigência pelos tomadores dos serviços, colaborando desta forma para este selo de qualidade seja reconhecido como um diferencial no mercado”, ressalta Júlio.

                                                      

    As empresas que desejarem obter o Selo de Qualidade SINDIPESA passarão por uma auditoria nos itens de Mão de Obra; Manutenção; Planejamento de Movimentação de Carga; Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Certificações; e Declaração de Ética e Conduta. Essas auditorias serão realizadas, obrigatoriamente, pela Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), no caso de Mão de Obra. E para os demais itens pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); DNV (Det Norske Veritas); ABS (American Bureau of Shipping); SGS (Société Générale de Surveillance) e Bureau Veritas. 

     

    “Para obtenção do Certificado de Qualidade do SINDIPESA todos os itens auditados deverão estar em plena conformidade pela empresa auditora”, reforça Amilcar. A validade do certificado será de dois anos a contar da data da emissão e pode ser renovado mediante aprovação de 100% dos critérios estabelecidos no programa.

     

    Os representantes das seguradoras puderam tirar suas dúvidas e deixar sugestões para contribuir com o projeto.

     

     

     

     

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