• 30/07/2018

Transporte - Furto/Roubo de mercadorias durante o transporte - São Paulo

FONTE: Paulicon

O fato gerador do ICMS ocorre no momento da saída da mercadoria, a qualquer título, do estabelecimento de contribuinte. Portanto nos casos de roubo ou furto da mercadoria durante o transporte, considera-se ocorrido o fato gerador do ICMS da operação. Nesses casos o ICMS da operação deverá ser pago normalmente, e não deve ser realizado o estorno de qualquer crédito na apuração do ICMS.

NOTA: O boletim de ocorrências e demais elementos necessários a identificação das mercadorias objeto do roubo, devem ser mantidos a disposição do fisco para justificar os motivos da referida mercadoria não ter sido recebida no estabelecimento do destinatário.

Fundamentação Legal:

RC nº 16068/2017

Obs. Lembramos que a legislação poderá sofrer alterações, devendo ser consultada sempre que necessário.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO

diogo.fiscal@paulicon.com.br