• 25/07/2018

Sistema Anchieta-Imigrantes

FONTE: Ecovias

O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) é a principal ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos – o maior da América Latina –, o Polo Petroquímico de Cubatão, as indústrias do ABCD e a Baixada Santista.

Desde 1998, o trecho é administrado pela empresa Ecovias dos Imigrantes, sob o edital de licitação nº 015/CIC/97, de lote 22, junto ao Governo do Estado de São Paulo e regulamentado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo – Artesp.

A concessionária é responsável pela exploração e manutenção do sistema rodoviário de 176,8 km de extensão e pela prestação de serviços aos  mais de 30 milhões de veículos que circulam anualmente pelo SAI.

Trechos que compõe o SAI:

• SP 150 - Rodovia Anchieta: do KM 9+700 até o km 65+600. Ao todo, 55,9 quilômetros.

• SP 160 - Rodovia dos Imigrantes: do KM 11+460 até o KM 70. Ao todo, 58,54 quilômetros.

• SP 040/150 – Interligação Planalto: Tem oito quilômetros de extensão, ligando as rodovias Anchieta e Imigrantes no alto da Serra, altura do KM 40.

• SP 059/150 - Interligação Baixada: Tem 1,8 quilômetros de extensão. Liga as rodovias Anchieta, na altura do KM 59, e Imigrantes, no KM 62.

• SP 248/55 – Rodovia Cônego Domênico Rangoni: do KM 270 ao KM 248, em Cubatão, e do KM 1 ao KM 8, no Guarujá. Também conhecida como Piaçaguera-Guarujá, a rodovia tem 30,6 quilômetros sob concessão.

• SP 055 – Rodovia Padre Manoel da Nóbrega: do KM 270 ao KM 292. Ao todo, são 21,6 quilômetros que ligam a região de Cubatão a Praia Grande.