• 18/07/2018

Transporte - Crédito ICMS Atividades Concomitantes

FONTE: Paulicon

Não existe impedimento para que a empresa exerça as atividades de prestação de serviço de transporte rodoviário de cargas e armazém geral concomitantemente, desde que seja possível fisicamente, distinguir as mercadorias recebidas para armazenagem daquelas que são objeto da prestação de serviço de transporte.

É necessário que as obrigações tributárias referentes a cada atividade estejam perfeitamente caracterizadas, inclusive com o lançamento correto dos CFOP (código fiscal de operações e prestações) nas entradas e saídas, para que seja possível identificar qual operação dará o direito ao crédito de ICMS.

Caberá a empresa provar através dos meios admitidos a efetiva utilização de mercadoria ou serviço nas atividades sujeitas ao aproveitamento do crédito, utilizando inclusive rateios caso seja necessário.

Após o levantamento dos créditos e débitos relativos a cada atividade a empresa deverá efetuar a apuração do ICMS de forma englobada, pois não é possível apresentar a GIA de ICMS e o SPED Fiscal de forma apartada.

Fundamentação Legal:

RC nº 16914/17

Obs. Lembramos que a legislação poderá sofrer alterações, devendo ser consultada sempre que necessário.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO

diogo.fiscal@paulicon.com.br