29/06/2018

São Paulo - Armazém Geral - Depósito de Mercadorias de Terceiros

FONTE: Paulicon

Caro Cliente

Para o enquadramento de uma empresa como armazéns gerais, observar os requisitos necessários:

No estado de São Paulo as empresas de "armazenagem", que não possuem a devida "Matrícula de Armazéns Gerais" junto a Jucesp, deverão ser enquadradas como "Depósitos de mercadoria para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis".

Todas as remessas para depósitos deverão ser tributadas pelo ICMS, desconsiderando a não-incidência legislada para os Armazéns Gerais devidamente licenciados.

Mesmo enquadrado como "Depósito de Mercadoria de Terceiros", a empresa continua sendo responsável pelo ICMS das operações com depositantes de fora do Estado, que destinem as mercadorias a outros estabelecimentos que não o depositante.

Nota:

• Será escriturado o registro de inventário dos bens depositados, e apresentados anualmente nos arquivos do SPED ICMS da competência Fevereiro.

Fundamentação Legal:

RC nº 2434/13

Obs. Lembramos que a legislação poderá sofrer alterações devendo ser consultada sempre que necessário.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, CONSULTE UM DE NOSSOS CONSULTORES:

marco.fiscal@paulicon.com.br

diogo.fiscal@paulicon.com.br