15/06/2018

CCR AutoBAn já atendeu 770 ocorrências de focos de incêndio no Sistema Anhanguera-Bandeirantes em 2018

FONTE: CCR AUTOBAN.

Nos cinco primeiros meses de 2018, a CCR AutoBAn - concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes - atendeu 770 ocorrências de focos de incêndio às margens das rodovias, quase a metade delas (46%) apenas no mês de maio.

Segundo o coordenador de tráfego da CCR AutoBAn, João Moacir da Silva, ao reduzir a visibilidade, a fumaça pode colocar em risco os usuários das rodovias. “Quando perceber qualquer sinal de fumaça, o motorista deve reduzir a velocidade, fechar as janelas ou colocar o ar-condicionado na posição recircular e jamais parar sobre a faixa de rolamento”, recomenda. “Também é importante acionar a concessionária - seja por meio do 0800 055 55 50 ou a partir de um dos 544 telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias. A partir desta comunicação, a Concessionária poderá enviar os recursos necessários para o atendimento”, explica.

Desde o início deste mês de junho, a CCR AutoBAn participa da Operação Corta Fogo, coordenada pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) nas rodovias estaduais sob concessão com o objetivo de alertar os usuários sobre os riscos causados por este tipo de ocorrência.

Até meados de outubro – período que registra a maior parte das ocorrências de incêndio às margens das rodovias – a CCR AutoBAn intensificará as ações de prevenção. Mensagens de orientação estão sendo veiculadas nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias e caminhões-pipa ficam posicionados em pontos estratégicos.  Além disso, todas as viaturas de atendimento - inspeção, guinchos leves, pesados e Resgate – possuem abafadores, equipamentos úteis para o primeiro combate aos focos de incêndio. Profissionais que atuam nestes veículos são treinados e capazes de atuar no primeiro combate aos focos de incêndio. Para aumentar a agilidade, a CCR AutoBAn possui um veículo equipado com tanque de água e bomba de alta pressão. “Ao identificar um foco de incêndio, a CCR AutoBAn encaminha os recursos necessários para o atendimento e quando necessário aciona o apoio do Corpo de Bombeiros”, ressalta o coordenador João Moacir da Silva. Entre os fatores que podem contribuir para o surgimento de queimadas – além do tempo seco –o lançamento de pontas de cigarros acesas pelas janelas dos veículos, a utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e a queda de balões.

Limpeza das rodovias
Diariamente, colaboradores da CCR AutoBAn – empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo -  percorrem as margens das rodovias munidos de ferramentas para coleta manual dos diferentes tipos de resíduos, o que também auxilia na prevenção de ocorrência de focos de incêndio. O lixo coletado é acondicionado em sacos plásticos que são depositados temporariamente nas margens da pista e posteriormente recolhidos pelos caminhões, que transportam até uma base operacional para separação (orgânico/reciclável) e enviados aos locais de destino (aterro sanitário licenciado ou cooperativa de reciclagem). De janeiro a maio de 2018, a concessionária já recolheu cerca de 310 toneladas de resíduos nas rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Orientações
Ao se deparar com alguma queimada na rodovia, além de avisar os órgãos competentes, o usuário pode tomar algumas precauções para prevenir acidentes:

- fechar os vidros do veículo;
- manter distância segura do veículo da frente;
- trafegar com farol baixo aceso;
- não ligar o pisca alerta com o veículo em movimento;
- não parar na faixa de rolamento.