• 12/06/2018

Vendas de implementos rodoviários aquecem em Maio

FONTE: TECNOLOGISTICA ONLINE.

Segmento pesado registrou 3.541 emplacamentos, enquanto o leve vendeu 3.401 produtos; no acumulado do ano já foram 31.532 implementos comercializados.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) divulga que o mercado do segmento pesado (reboques e semirreboques) registrou, em maio de 2018, seu melhor desempenho para o mês desde maio de 2015. A indústria emplacou 3.541 unidades na comparação com os 2.390 produtos de maio de 2015.

No segmento leve (carroceria sobre chassis) maio de 2018 foi o melhor maio desde 2016. No mês passado, os fabricantes de implementos rodoviários entregaram ao mercado 3.401 produtos contra 3.071 unidades em maio de 2016.

No acumulado geral deste ano, as empresas do setor registram desempenho positivo. De janeiro a maio de 2018 foram entregues ao mercado 31.532 produtos frente às 20.268 unidades distribuídas no mesmo período de 2017, um crescimento de 55,58%. “Temos um movimento bastante consistente de recuperação de mercado, apesar de a economia não dar sinais uniformes de crescimento”, afirma o presidente da associação, Norberto Fabris.

Para a entidade, o sinal mais claro está no desempenho do segmento de carroceria sobre chassis. Nos cinco primeiros meses de 2018 a indústria entregou 15.842 produtos contra 11.614 unidades de janeiro a maio do ano passado. O resultado é uma variação positiva de 36,4%. “Os implementos rodoviários dessa fatia de mercado são destinados majoritariamente a operações logísticas urbanas”, explica Fabris. Ele completa dizendo que  sem o aquecimento devido no mercado consumidor nas cidades as vendas no segmento tendem a se recuperar em ritmo menor.

Já o desempenho no segmento de reboques e semirreboques segue em ritmo elevado. De janeiro a maio a indústria entregou ao mercado 15.690 produtos enquanto que, no mesmo período de 2017, foram distribuídas 8.654 unidades. Com isso, o desempenho positivo registrado foi de 81,3%. “O segmento se beneficia da retomada que acontece em outros setores industriais e em especial no agronegócio”, conta o diretor executivo da Anfir, Mario Rinaldi.