08/06/2018

CNI vai entrar no STF contra tabelamento de frete

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, disse ao blog que a entidade vai entrar, na próxima semana, com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o tabelamento do preço dos fretes.

"A medida é inconstitucional e esperamos que o Supremo esclareça isso, porque, caso contrário, vão perder empresários e população, com aumento de preços", afirmou Robson de Andrade.

Neste momento, algumas empresas já estão entrando na Justiça em seus estados contra o tabelamento. No Rio Grande do Norte, dois empresários que produzem sal conseguiram uma liminar suspendendo o efeito da tabela para eles.

O presidente da CNI disse que a entidade espera que o Supremo dê razão aos empresários, porque aí a decisão do STF teria validade para todo o território nacional e para todas as empresas.

Robson de Andrade informou ainda que a CNI analisa outra ação, de perdas e danos, contra as lideranças dos caminhoneiros. "Essa ainda estamos analisando, mas podemos entrar com ação pedindo que os líderes da greve paguem pelos prejuízos causados aos empresários", afirmou.

Dentro do próprio governo há uma avaliação de que o tabelamento de frete pode ser considerado inconstitucional pelo STF. O problema, afirmam assessores do presidente Michel Temer, é que o governo aceitou a reivindicação para encerrar os protestos e, agora, não tem condições de recuar.

Fonte : https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2018/06/08/cni-vai-entrar-no-stf-contra-tabelamento-de-fretes.ghtml

Por Valdo Cruz

08/06/2018 10h41  Atualizado há 7 horas