• 08/03/2018

    Secretaria de Logística e Transportes no Estado de São Paulo Implementará AET via eletrônica ainda neste mês


     

    Fonte: SINDIPESA. 

     

    Antigo anseio do segmento, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, com apoio da DERSA e do DER/SP, está em fase de testes para implantação a obtenção de  Autorização Especial de Trânsito via eletrônica. 

    Em 5 de fevereiro houve reunião na DERSA, evento no qual o Secretario de Logística e Transportes e Presidente da DERSA Dr. Laurence Casagrande Lourenço e o Diretor Administrativo da DERSA Dr. Fellipe Marmo apresentaram o programa. Estiveram presentes o Deputado Federal Silvio França Torre, o SINDIPESA representado pelo seu Presidente e Diretores, o SETCESP através de seu Diretor de Máquinas e Equipamentos, o Diretor de Operações do DER/SP e a equipe técnica da DERSA que desenvolve o programa.

    A meta é acabar com o volume de papel, com o atendimento no balcão e, consequente, milhares de viagens ao DER, conforme explicou o Dr. Laurence, além de simplificar o processo que hoje é bastante burocrático. Explicou também que o DER/SP emite mais de cem mil AETs por ano. Delas 89% são anuais, motivo pelo qual o processo foi dividido em fases. A implantação dar-se-á paulatinamente, sempre obedecendo a sequência das que apresentam maior volume. 

    Na primeira fase está sendo implantada as AETs anuais para semirreboques. Na sequência vem as anuais de guindastes e cegonhas. Nas demais fases serão implantas as AETs por via eletrônica por viagem para semirreboques e guindastes até que todas as AETs possam ser obtidas eletronicamente.  

    Nesta semana houve testes com a participação de empresas associadas ao SINDIPESA. Os resultados foram cem por cento positivos e os participantes aprovaram totalmente e comentaram que o processo é bem mais simples do que em outros órgãos nos quais sistemas estão implantados.  Não foram encontradas falhas. Na próxima semana deverão ocorrer mais testes, dos quais outras empresas poderão participar. O sistema será autoexplicativo, ou seja, os colaboradores que já trabalham na área não terão dificuldades quando estiver implantado.  Os trabalhos de testes foram liderados pela equipe técnica da DERSA e do DER/SP. 

    O Dr. Laurence esclareceu ainda que outros órgãos, Prefeituras Municipais, DERs, etc, que queiram aderir ao programa para emissão de AETs poderão fazê-lo, o que é excelente para o segmento.

     

     

    Dasio de Souza e Silva Jr.
    Vice-Presidente Executivo
     

     

    Notícias relacionadas:

    Serviços

    O Sindipesa mantem convênio com a Paulicon consultoria nas questões relacionadas a legislação que afeta o transporte rodoviário de cargas, de trânsito, tributária e trabalhista através do telefone (11) 4173-5366

    

    Sócios Mantenedores