23/02/2018

ANTT autoriza reajuste de Tarifa para Trecho da ARTERIS Litoral Sul

Fonte: ARTERIS S.A.

Reajuste de 3,9% considerou a inflação dos últimos 12 meses de acordo com o IPCA.

Joinville, 22 de fevereiro. A partir da zero hora deste sábado, 24/2, a tarifa básica de pedágio no trecho da Arteris Litoral Sul será reajustada para R$ 2,70, conforme cronograma anual de reajuste e autorização publicada hoje no diário oficial da união pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
O percentual de 3,9% considerou a inflação dos últimos 12 meses de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IPCA - (3%), e a revisão da tarifa básica.
A tarifa de pedágio é uma contrapartida do contrato de concessão assinado em 2008 entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Arteris Litoral Sul. O contrato estabelece que que a concessionária precisa investir R$ 3,1 bilhões, até 2033, em melhorias e operação das rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC no trecho que liga as capitais Florianópolis e Curitiba.
Desde 2008, a Arteris Litoral Sul já investiu R$ 2,4 bilhões no trecho sob concessão, com destaque para a construção de: 86 quilômetros de vias marginais, 30 quilômetros de terceiras faixas, 35 passarelas, 13 trevos, uma Área de Escape; e reforma/ampliação de 33 pontes.
O investimento em novas obras, associado aos trabalhos de manutenção constante e o atendimento operacional (1,8 milhão de atendimentos realizados desde 2008) resultaram em melhoria na qualidade das rodovias a disposição dos usuários. Entre os principais benefícios, está a melhoria na segurança, com redução desde o início da concessão de 23% no número de vítimas fatais e de 17% no total de acidentes nas rodovias.
A qualidade do trabalho realizado nesses dez anos foi reconhecida recentemente pela pesquisa da Confederação Nacional de Transportes 2017, que classificou o trecho da Arteris Litoral Sul como a segunda melhor ligação rodoviária federal do país.

Confira abaixo a nova tabela tarifária para o trecho da Arteris Litoral Sul:

Categoria do Veiculo Tipo de Veículo Número de  Eixos Rodagem

Multiplicador

da Tarifa

Valores a serem Paticados
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 Simples 1  R$     2,70
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão 2 Dupla 2  R$     5,40
3 Automóvel, e caminhonete com semi-reboque 3 Simples 1,5  R$     4,05

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com

semi-reboque e ônibus

3 Dupla 3  R$     8,10
5 Automóvel e caminhonete com reboque 4 Simples 2  R$     5,40

4 Dupla 4  R$   10,80

5 Dupla 5  R$   13,50

6 Dupla 6  R$   16,20
9 Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas 2 Simples 0,5  R$     1,35

Localização das praças de pedágio:

Praça

Rodovia

Km

BR376

São Jose dos Pinhais

Garuva

Araquari

Porto Belo

Palhoça

Sobre a Arteris – A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.250 km em operação. Por meio de suas nove concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield e mantém programas permanentes de conscientização. Em 2016, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais no site da Arteris.

Sobre a Arteris Litoral Sul - Concessionária responsável, desde 2008, pelo trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça (SC) formado pelo Contorno Leste de Curitiba e pelas BRs 376 e 101. Durante os 25 anos do contrato de concessão, serão investidos R$ 5,6 bilhões em melhorias no trecho, incluindo a operação das rodovias. A Autopista Litoral Sul, com sede social localizada na cidade de Joinville (SC), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, se constitui em pessoa jurídica distinta de Arteris S.A. (sua controladora societária). A companhia mantém programas permanentes de conscientização e recebeu, em 2016, o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais: www.arteris.com.br.

Mais informações:
Kamyla Tolentino – 47-99187-6508