17/01/2018

Reunião na ECOVIAS – Transportes de Cargas Especiais - Velocidade, Frenagens e Transposições de OAE

SINDIPESA com a colaboração do DER/SP, ARTESP e ECOVIAS.

No último dia 11 de janeiro  ocorreu importante reunião no COE da Concessionária ECOVIAS, localizado no quilômetro 28 da Rodovia dos Imigrantes, na qual foram abordados alguns problemas que ocorrem e as ações que devem ser tomadas para melhorias e não interrupção do fluxo de cargas excedentes naquela importante rodovia que liga a cidade de São Paulo ao principal porto do país.

Participaram da reunião, além da ECOVIAS, o DER, a ARTESP, o SINDIPESA, os escritórios de engenharia ENGETI e Beltrame e a Transportadora Transdata.

Os principais pontos abordados foram: velocidade, frenagem e transposição das Obras de Arte Especiais no centro estrutural delas.

As empresas transportadoras devem instruir suas equipes a nunca ultrapassarem a velocidade limite de 5 km/h durante as transposições das OAE. Os freios, sobre as OAE, somente podem ser acionados de forma suave, de forma a não transmitirem impactos e somente para manter a velocidade. Acelerações sobre as OAE não devem ser realizadas. Ações que transmitam impactos à estrutura poderão causar danos nas estruturas, necessidades de vistorias e, consequentemente, a suspensão dos transportes de cargas pesadas até que o diagnóstico seja conclusivo e, ainda, se for determinado que não houve danos.

As transposições sobre as OAE devem ser feitas sempre pelo eixo das estruturas. Muitas obras, e não só na Rodovia dos Imigrantes, o eixo da pista de rolamento e o eixo da estrutura não são coincidentes. Para orientação dos motoristas e equipes operacionais das transportadoras, a ECOVIAS demarcará os centros das estruturas e os transportes deverão ser realizados centralizando o conjunto transportador obedecendo a demarcação, mesmo que ela não esteja no centro da pista de rolamento. Até que as demarcações sejam finalizadas as transportadoras devem ser orientadas pelas empresas de engenharia estrutural que acompanham os transportes.

Em caso de dúvidas entre em contato com o SINDIPESA ou com a empresa de engenharia que realiza os estudos estruturais para sua empresa.