26/11/2017

Por que meu Transporte foi paralisado se a Distribuição de Carga por eixo estava em acordo com a Resolução do DNIT?

É necessário verificar no catálogo técnico do equipamento qual a capacidade técnica de carga por eixo. É sabido por todos que tanto a Resolução 01/2016 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, como as Portarias dos Departamentos de Estadas de Rodagem dos Estados da Federação permitem que, por exemplo, se transite com peso de até 7,5 t no eixo de direção dos cavalos mecânicos, mas somente a Resolução e as Portarias permitirem não é suficiente. É necessário que, em nosso exemplo, a capacidade técnica de carga no eixo de direção seja maior ou igual a 7,5 t também.

Para conhecer a capacidade de carga por eixo é necessário verificar o catálogo do equipamento. Há cavalos mecânicos tração 6X4 que possuem capacidade menor que 7,5 t no eixo de direção. Para não correr riscos, cheque os catálogos.

Essa matéria contou com a colaboração do Eng. Rubem Melo.