19/10/2017

Presidente do SINDIPESA visita Superintendente do DER SP

Em 18 de outubro, o Presidente do SINDIPESA, Sr. Júlio Eduardo Simões, acompanhado por mim e pelo Sr. Fábio Gaeta, diretor, visitou o Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, Dr. Ricardo Volpi.
Além do Dr. Volpi, participaram de profícua reunião a Dra. Vânia Torquato Sobrado, diretora da Coordenação e Operação de Pedágio (COP), além de ser responsável também pela fiscalização das Balanças e emissão de Autorização Especial de Trânsito, e Dr. Orlando Arantes, Diretor de Operações do DER.

Vários importantes assuntos foram abordados e, entre eles, destacamos:

O Sr. Júlio Simões discorreu sobre nosso Sindicato e que buscamos apresentar os pleitos de nosso setor, assim como soluções conjuntas.

- Processo de informatização na área de Autorização Especial.
Fomos informados que o processo está em andamento em parceria do DER com a DERSA e que até o próximo mês de novembro, o sistema informatizado estará implantado para os transportes mais simples. A expectativa é que até março de 2018 todas as Autorizações Especiais de Trânsito (AET) sejam analisadas e liberadas eletronicamente.

- Pesagens.

O interesse do SINIDIPESA é moralizar o setor, ajudar a coibir transportes com excesso de peso, que sejam utilizados equipamentos transportadores corretos e que desejamos que a maior quantidade de cargas seja pesada. Todavia, são necessárias análises sobre as pesagens uma vez que as diferenças apuradas são grandes e grande quantidade.
Foi proposto a formação de Grupo de Trabalho Técnico para análise e determinação de resultados sobre o que podemos fazer sobre o assunto.

O Dr. Ricardo Volpi, Dra. Vânia Sobrado e Dr. Orlando Arantes apoiaram a sugestão. Já na próxima semana haverá reunião entre o DER e SINDIPESA e um dos temas será o Grupo de Trabalho Técnico.

- Deslocamento de Guindastes sobre Pneumáticos.

Mencionado que para os principais corredores que compõe a malha rodoviária estadual há a possibilidade de emissão de Autorização Especial de Trânsito chamada permanente e não necessidade de elaboração de Estudo de Viabilidade Estrutural, pois se tratando de rodovias de excelente qualidade estrutural, a sugestão foi bem vinda e passará por análises técnicas e tratativas com demais envolvidos.

-Revisão da Portaria SUP/DER 064/16.

Publicada há cerca de um ano, será revisada visando beneficiar e melhorar o transporte de carga indivisível.

Agradecemos pelo convite para participarmos de tão importante assunto e confirmamos nossa presença.

Dasio de Souza e Silva Junior
Vice-Presidente Executivo