• 17/10/2017

Concessão do Trecho Norte do Rodoanel

No último dia 4 o governador Geraldo Alckmin assinou decreto autorizando a ARTESP a publicar o Edital para concessão do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas – SP-021.

O leilão será no dia 10 de janeiro de 2018 na sede da BM&F/BOVESPA e a licitação será pela maior oferta de outorga. O vencedor deverá fazer investimentos em equipamentos, obras, operação e socorro médico ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. O edital completo estará disponível no site www.artesp.sp.gov.br.

O último segmento do maior anel viário do país terá 47,6 quilômetros de eixo e acessos, interligando os Trechos Oeste e Leste do Rodoanel. A construção do Trecho Norte está em estágio final a cargo da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A. A nova via é essencial para ligar o Porto de Santos – o maior do país, ao Aeroporto de Guarulhos, também o maior do Brasil.

O traçado do Trecho Norte terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra – BR 116. Haverá acessos para a rodovia Fernão Dias – BR 381, e uma ligação exclusiva para o Aeroporto de Guarulhos.

Ao todo, os quatro trechos do Rodoanel somam 180 quilômetros de extensão (incluindo os acessos) e fazem ligações entre corredores rodoviários de alta demanda composto pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias. O Trecho Oeste opera sob concessão da CCR Rodoanel e os trechos Sul e Leste são operados pela concessionária SPMar.

Fonte: Portal do Governo – saopaulo.sp.gov.br