07/10/2017

Concessão de Rodovias do Centro-Oeste Paulista

O ESTADO de SÃO PAULO DÁ SEQUÊNCIA AO PROGRAMA DE CONCESSÕES RODOVIÁRIAS

INSTITUÍDO EM 1998 NO GOVERNO MÁRIO COVAS

Após assinar o primeiro contrato junto a ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado) a Entrevias estreou como gestora no  setor de concessão de rodovias, cuja operação terá duração de 30 anos, tendo iniciado em 06 de junho de 2017 e abrande sete rodovias em um total de 570 quilômetros. (Veja ao final da matéria as Rodovias Concessionadas). e abrange paulistas. De acordo com a empresa, o investimento alcança R$ 4 bilhões durante os 30 anos de concessão. Destes, R$ 1,8 bilhão será destinado à obras de restauração e cerca de R$ 1 bilhão em obras de ampliação das estradas, além de altos investimentos em tecnologia e monitoramento.

A cobrança de pedágio apenas será iniciada após realização e aprovação de uma série de obras previstas em contrato, no valor de R$ 98,3 milhões, e a concessionária ainda deverá conceder 5% de desconto na tarifa aos usuários que utilizarem a cobrança automática. Outro fator de grande importância, principalmente aos transportadores rodoviários de cargas excedentes em peso, é a questão da TAP (Tarifa Adicional de Pedágio) que passará a ter novas regras, sendo que a principal delas é a diminuição de 5 (cinco) para 2 (duas) vezes o efeito multiplicador da tarifa adicional de pedágio de cada praça por tonelada acima de 57 (cinquenta e sete) toneladas do peso total do veículo (PBTC), excluídos os veículos Rodotrem e Treminhão, enquadrados na Resolução 631-84 do CONTRAN.

Ainda não há uma data especifica para as mudanças vigorarem, pois, a obra das praças de pedágio ainda não foram concluídas, mas segundo a Concessionária Entrevias, ocorrerá somente após Março de 2018, quando está prevista a finalização das obras.

As rodovias são:

SP-266 – Rodovias José de Almeida e Eng. Hélder de Sá;

SP-294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros;

SP-322 – Rodovias Attílio Balbo, Armando de Salles Oliveira e Prefeito Antônio Duarte Nogueira;

SP-328 – Rodovia Alexandre Balbo;

SP-330 – Rodovia Anhanguera;

SP-333 – Rodovias Dr. Mario Gentil, Dona Leonor Mendes de Barros, Rachid Rayes e Miguel Jubran, e

SP-351 – Rodovia Laureanous Brogna.

05 de Outubro de 2017.

SINDIPESA