• 25/04/2017

Concessão de rodovias paulistas recebe ágio recorde de 438,17%

Com proposta de R$ 1,2 bilhão, Arteris supera oferta de R$ 727 milhões da Ecorodovia na licitação do lote Rodovias dos Calçados

Foram abertas hoje as propostas de outorga para a licitação do lote “Rodovias dos Calçados” que garante R$ 5 bilhões em investimentos para 720 quilômetros de rodovias estaduais. O grupo Arteris S.A. apresentou outorga com o maior ágio já ofertado para concessão de rodovias no país: 438,17% sobre o valor mínimo de R$ 225,4 milhões – totalizando R$ 1,2 bilhão para a primeira parcela da outorga dessa concessão. “O resultado de hoje é uma prova de confiança em São Paulo e no Brasil em processo feito com total transparência”, avalia o Governador Geraldo Alckmin que acompanhou o leilão de hoje na B3 (ex-BM&F Bovespa). A segunda oferta também teve elevado ágio. O Grupo Ecorodovia S.A. apresentou proposta de R$ 727 milhões, valor que representa um ágio de 222,41%.

“Os dois participantes estão entre os maiores operadores mundiais de concessões rodoviárias e mostram o trabalho competente do Estado de São Paulo para atrair investimentos de grupos internacionais como Abertis, Brookfield e Gavio em um momento crítico para a economia do país”, comenta o diretor geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho. O grupo Arteris já é parceiro do Estado de São Paulo em concessões rodoviárias por meio das concessionárias Vianorte, Intervias, Centrovias e Autovias. Avaliação do Giovanni sobre o leilão está disponível no canal da Artesp: www.youtube.com/artespsp.

O lance de R$ 1,2 milhão da primeira parcela, somado aos R$ 225.483.921,11 milhões da segunda parcela, chega a uma outorga total de R$ 1.438.983.921,11 (quase um bilhão e meio de reais). Considerando, ainda, os investimentos que serão feitos na malha rodoviária do Lote Rodovias dos Calçados, a Arteris apresentou proposta que prevê recursos de R$ 5,4 bilhões para o Estado de São Paulo.

Resultado bem sucedido também foi apresentado em março, na licitação do Lote Rodovias do Centro Oeste Paulista, em que o Pátria Infraestrutura III – Fundo de Investimentos em Participações apresentou oferta com ágio de 130,89% totalizando outorga de R$ 1,3 bilhão para a concessão de 570 quilômetros de rodovias entre Florínea e Igarapava. Os investimentos previstos nessa malha serão de R$ 3,9 bilhões. “A entrada de um player como o Pátria, com proposta de quase um bilhão, elevou a régua do Programa de  Concessões, o que se confirmou com as duas propostas de hoje superiores a 220% de ágio”, comenta o Secretário do Governo, Saulo de Castro Abreu Filho. A homologação do Pátria já foi publicada e a previsão é de que a assinatura ocorra até junho. Estima-se que essas duas concessões juntas viabilizem 6.300 empregos nos primeiros 10 anos.

Abaixo, o resultado da licitação de hoje:

Licitação do Lote “Rodovias dos Calçados” (Itaporanga-Franca)
    Outorga mínima: R$ 225.483.921,11 – relativo a primeira parcela da outorga total.
    Lances:
    •    1º: Arteris S.A. : R$ 1.213.500.000,00 – ágio de 438,17%
    •    2º: Ecorodovia Infraestrutura e Logística S.A.: R$ 727.000.000,00 – ágio de 222,41%.

Dando sequência ao processo, nos próximos dias, a Comissão Especial de Licitação irá avaliar a garantia de proposta da Arteris, assim como demais documentos de habilitação da licitante. A previsão é de que a assinatura do contrato de concessão ocorra ainda esse semestre.