• 24/04/2017

Durante operação nas rodovias, PRF utiliza drones para ajudar em flagrantes

Um dos flagrantes de irregularidade foi realizado com a ajuda de um drone

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou na tarde deste domingo (23), balanço parcial da Operação Tiradentes que acontece nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul desde a madrugada da última quinta-feira (20).

Mais de 3.670 quilômetros estão sendo fiscalizadas pela PRF e até um drone, veículo aéreo não tripulado e controlado por controle remoto, está sendo utilizado pela equipe para ajudar no flagrante de irregularidades nas rodovias.

As fiscalizações que tiveram início a meia-noite de quinta-feira e finalizará às 24h de hoje, estão sendo realizadas com viaturas operacionais, radares, bafômetros e até drones, que otimizam a fiscalização ostensiva.

inRead invented by Teads
    O objetivo do reforço é reduzir acidentes, principalmente os acidentes graves, geralmente ocasionados por infrações relacionadas aos itens de segurança, excesso de velocidade, desatenção, consumo de álcool e ultrapassagens indevidas.

Entre as ocorrências, a PRF flagrou um motorista realizando uma ultrapassagem proibida em um trecho da BR-163, em Campo Grande, no último sábado (22). O flagrante ocorreu com a ajuda de um drone, veículo aéreo não tripulado e controlado por controle remoto, através da fiscalização ostensiva. Já na sexta-feira (21), um motociclista foi flagrado a 198 km/h na BR-463, entre os municípios de Dourados e Ponta Porã.

Balanço - Desde o início da operação até a noite de ontem (22), de acordo com o balanço parcial divulgado pela PRF, a polícia já fiscalizou 3.177 veículos, mais de 1.500 abordagens educativas foram realizadas, mais de 1.655 veículos foram flagrados transitando com excesso de velocidade nas rodovias, mais de 1.400 testes do bafômetro foram realizados e 18 pessoas foram autuadas pelo consumo de álcool na condução do veículo. Além disso, mais de 40 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por infrações de trânsito.

Um fluxo maior é esperado no período da tarde deste domingo, no final do feriado, quando as probabilidades de acidentes são maiores.

Além disso, a PRF orienta que as ultrapassagens devem ser feitas com mais atenção pelos motoristas, considerando a velocidade da via, as sinalizações para ultrapassagens e a extensão do veículo a ser ultrapassado; na dúvida não se deve realizar ultrapassagens.

O balanço final da operação será divulgado nesta segunda-feira (24), após às 10 horas.

Campo Grande Notícias - MS