• 10/04/2017

Índice ABCR cai 1,3% no primeiro trimestre de 2017

Na comparação com ano anterior, fluxo de veículos leves e pesados caiu 1,0% e 2,6%, respectivamente. Ao comparar março/2017 com fevereiro/2017, o índice total cresceu 1,7%, considerando ajustes sazonais.

O índice ABCR de atividade dos três primeiros meses de 2017 registrou queda de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2016. O índice que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves caiu 1,0% e o de pesados 2,6%.

“Quando observamos a evolução trimestral do indicador total, nota-se uma tendência de desaceleração do ritmo de queda, o que sugere uma trajetória de acomodação em curso e abre espaço para a concretização da nossa expectativa de moderado crescimento em 2017. Contudo, cabe enfatizar que o indicador continua suscetível a movimentos erráticos no curto prazo, diante da atual debilidade da demanda doméstica”, afirma Alessandra Ribeiro, economista da Tendências Consultoria.

Já o indicador de março/2017 registrou aumento de 1,7% na comparação com fevereiro/2017, considerando dados livres de ajustes sazonais. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves nas rodovias concedidas aumentou 1,8%, enquanto o de pesados caiu 1,0%. “O crescimento do índice total é um resultado ditado pela alta de veículos leves, ambos em termos dessazonalizados”, completa Ribeiro.

Ao comparar março/2017 sobre março/2016, o índice total caiu 0,8%. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves e pesados apresentou queda de 0,8% e 0,7%, respectivamente.

Nos últimos doze meses, o movimento de veículos nas rodovias concedidas registrou retração de 3,5%. Considerando essa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves caiu 2,9% e o de pesados 5,2%.

Índice ABCR Brasil

Período

LEVES

PESADOS