• 20/03/2017

    Tecnologia lidera mercado de averbação de transporte de cargas no Brasil


    Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil possui mais de 70 mil empresas de transporte, responsáveis pela movimentação total dos produtos para o abastecimento de mercadorias aos consumidores, comércios e indústrias. Em todo o território nacional, as movimentações de cargas devem ter um seguro para evitar prejuízos em casos de roubos e acidentes, sendo obrigatório o seguro de responsabilidade civil.

    Esse processo de registrar a movimentação, análise e verificação da mercadoria é conhecida como “averbação”, ou seja, toda carga precisa estar assegurada. As transportadoras ao adquirirem os serviços de averbação eletrônica de cargas, tem como objetivo informatizar os processos e cumprir com os seus gastos de forma mais eficiente e segura em relação ao seguro da carga. “Sem isso, seria um trabalho enorme para contratar funcionários e fazer o processo”, explica Flademir Lausino de Almeida, sócio diretor da AT&M Tecnologia, empresa líder no mercado de averbação eletrônica.

    A AT&M, especializada em tecnologia de averbação, surgiu em 1996, a partir da tecnologia EDI (Electronic Data Interchange), que atende a todos os segmentos da economia para a troca de informações de forma segura, entre fornecedores, clientes, parceiros, empresas e filiais. Naquela época, o processo de averbação de cada carga no Brasil era feito manualmente. “As pessoas faziam o cálculo das cargas para o seguro, separando por origem e destino e enviavam cópias das guias de transportes para as seguradoras calcular o valor dos prêmios dos seguros. “Como um profissional de tecnologia, identifiquei uma grande necessidade do setor e tive a ideia de informatizar esse processo. Por meio da tecnologia EDI, criei uma base para o processo de averbação eletrônica no país, de forma inédita”, explica Flademir Lausino de Almeida.

    ENTENDA O PROCESSO DE AVERBAÇÃO ELETRÔNICA DE CARGAS - Por mês, a AT&M controla mais de 23 milhões de documentos de seguros e possibilita a troca de informações entre transportadoras, corretores e companhias de seguro. Averbação é coletar todas essas informações, checar para saber se os dados da carga estão coerentes com a apólice do seguro do cliente e transmitir essa informação para a companhia de seguro. Tudo é registrado de forma online, todas as informações ficam armazenadas no sistema por mais de um ano.  A transportadora quando emite o documento de Conhecimento de transporte, isso fica registrado no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. Desta forma, o SEFAZ responde positivamente através de um protocolo que significa a liberação fiscal da mercadoria em relação aos impostos.

    Para que a carga fique devidamente coberta pelo seguro, o segurado disponibiliza informações do conhecimento de transporte para o sistema da AT&M, que checa o tipo de carga e se está compatível com tipo de seguro, em relação ao trajeto da carga, distância e valores. Tudo isso é checado em frações de segundos pelos diversos sistemas da empresa, para que, caso ocorra algum acidente, a carga esteja devidamente assegurada e a transportadora possa receber o “prêmio” da seguradora e não ter prejuízo.

    SETORES DE ATUAÇÃO - Além disso, a AT&M desenvolve sistemas de TI para os segmentos da indústria, comércio e serviços, e quaisquer outros segmentos de empresas que buscam a tecnologia EDI. Atualmente, são mais de 18 mil empresas que utilização soluções AT&M. Os diferenciais da AT&M são a constante evolução para atender o mercado e normas técnicas e normas da própria SUSEP para evitar sonegação na declaração de transporte de carga. Atende os segmentos de seguros, averbação eletrônica, corretores de seguros e companhias de seguros. Hoje, atende 21 companhias de seguros e mais de 780 corretores. Disponibiliza 8 soluções padrões para atender todo o mercado brasileiro e seus diferentes setores, desde a digitação de dados até a integração de redes de computadores.

    A AT&M possui escritórios localizados nas cidades de São Paulo e Indaiatuba (SP) e conta com equipes de outsourcing que presta serviços “in company” para diversas empresas do mercado segurador. É altamente treinada e especializada em soluções, com destaque para um suporte com alto grau de personalização no atendimento aos seus usurários e clientes. Além da busca constante de melhores tecnologias e ferramentas para atender com alta disponibilidade seus clientes e usuários, a AT&M também se destaca pela constante customização de suas soluções desenvolvidas de forma exclusiva para cada cliente. Seus serviços e soluções contribuem para a melhoria da confiabilidade e consistência do processo de averbação e contribuem decisivamente na redução do nível de sonegação.

    A SEGUIR CONHEÇA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS SOLUÇÕES DA AT&M QUE PODEM SER UTILIZADAS E ADAPTADAS PARA TODAS AS EMPRESAS:

    O GSEG é uma Plataforma de Gestão para as Seguradoras. Produto desenvolvido para emissões de faturas dos seguros de apólices averbáveis e ajustáveis/anuais de Transporte Nacional, Internacional e Transportadores.A partir de rotinas, conversores e outras ferramentas de coletas de averbações, o GSEG é capaz de integrar os parâmetros tarifários, o motor e as regras de cálculo para a emissão de faturas, resumos e certificados de seguro exportação.O sistema permite total integração dos usuários: Seguradora, Segurado e Corretor, via Web, de fácil navegação e operação, possibilitando um amplo gerenciamento.

    SISTEMA AVERBA - A AT&M é líder no mercado de averbação, utilizando a tecnologia EDI para a transmissão de dados. A carteira de clientes conta com as maiores seguradoras, corretoras, transportadoras e embarcadoras. As soluções de averbação eletrônica AT&M foram pensadas e desenvolvidas para serem facilmente integradas aos sistemas e processos do segurado. O sistema atende desde os mais simples até os mais automatizados e informatizados clientes do mercado, independente do volume de documentos a serem averbados. Tecnologia EDI - transmissão de dados oferece Segurança, integridade dos dados: digitados e enviados, Redução da sonegação, Redução dos riscos, Controle total da averbação ao faturamento e Simplicidade operacional

    SISTEMA E-TRANS – É um produto de transmissão de dados, criado especialmente para ligar os embarcadores a seus transportadores. Solução para EDI transportes desenvolvidos para as transportadoras que tem de receber Notas Fiscais dos seus clientes e gerar as ocorrências de entrega, mas não possuem sistemas que atendam estas necessidades. De fácil operação e instalação, permite ao transportador transmitir os documentos pela tecnologia EDI para os seus clientes, com baixo custo e alta eficiência.

    SISTEMA PARA CORRETORAS - O GCorr tem por finalidade fazer toda a gestão de uma Corretora de Seguros. O produto engloba todas as áreas existentes em uma Corretora de Seguros, desde os Cadastros dos Clientes/ Segurados, Produtores e Co-Corretores, passando por todas as etapas técnicas (cadastro/manutenção de apólices e endossos) e sinistros, como também toda a área financeira, até os vários pagamentos a que está sujeita, controlando e mantendo íntegros os registros. O GCorr também digitaliza documentos, o que promove a eliminação do trâmite e arquivo de grande quantidade de documentos físicos.

    POST ONLINE - Com o intuito de facilitar, agilizar e dinamizar o processo de controle das averbações dos segurados, a AT&M criou o Post Online, um serviço que permite às Corretoras e Seguradoras gerenciar as averbações dos segurados de forma prática, diferenciada e ágil em uma plataforma online.

    EDI: o domínio da tecnologia EDI é o diferencial da AT&M, tendo como características a padronização, transmissão de dados, sincronismo de processo, sistemas e infraestrutura. O sistema de transmissão de dados desenvolvido pela AT&M, utilizando a tecnologia EDI, possui aplicações para os segmentos da indústria, CDs de distribuição e logística, comércio, seguradoras e corretoras. A AT&M processa todas as informações e documentos que deverão ser trafegados entre empresa, filiais, clientes e fornecedores. Segurança, agilidade e proteção das informações trafegadas estão presentes em todos os processos da AT&M. Interligamos milhares de pontos de coleta e transmissão em todo o território nacional e alguns pontos fora do Brasil, transmitindo anualmente milhões de documentos.

    CONSULTORIA E ANÁLISE PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - Com uma equipe de profissionais especializados em alta tecnologia de transmissão de dados e sistemas, a AT&M presta serviços de Consultoria, Analise de Processos e Outsourcing. Desta forma, a AT&M oferece serviços na medida certa para a necessidade de seus clientes

     

    Divulgação
    Notícias relacionadas:

    Serviços

    O Sindipesa mantem convênio com a Paulicon consultoria nas questões relacionadas a legislação que afeta o transporte rodoviário de cargas, de trânsito, tributária e trabalhista através do telefone (11) 4173-5366

    

    Sócios Mantenedores