• 10/02/2017

24,83% é a defasagem nos fretes de carga lotação e 11,77% na carga fracionada, revela pesquisa.

Esses números foram revelados pela NTC, nesta sexta-feira.

Além disso, de acordo com uma pesquisa nacional realizada em janeiro deste ano pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em colaboração com a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), houve queda no faturamento do setor. Em mais de 80% das empresas pesquisadas, o faturamento do último ano caiu em média 19,13%.

Os aumentos de custos, a redução drástica do volume de carga, de acordo com o índice ABCR de movimento de veículos pesados pelas praças de pedágios, dentre outros fatores são apontados pela pesquisa como algumas das questões que contribuíram para a queda no faturamento do setor. Esses e outros temas relevantes levantados sobre transportes de cargas estão sendo expostos aos participantes do evento, que continua amanhã, 10 de fevereiro.

O  documento aprovado pelo plenário destaca que, "E? importante destacar a existe?ncia de custos suportados pelas empresas e que necessitam ser cobrados conforme a especificidade do servic?o, como e? o caso do frete valor, GRIS – Gerenciamento de Risco, generalidades como a Taxa de Restric?a?o de Tra?nsito – TRT, dentre outras, inclusive as de cara?ter emergencial e transito?rio como e? o caso da EMEX – Emerge?ncia Excepcional criada para cobrir os custos decorrentes da situac?a?o de falta de seguranc?a, escoltas urbanas e do aumento no valor da cobertura securita?ria para as cargas nas modalidades CIF e FOB cujo destino seja, por exemplo, nesse momento, a cidade do Rio de Janeiro ate? que termine o estado de beligera?ncia que a assola e, cuja face mais cruel para o transporte e? o roubo de carga.

Os assuntos estão sendo discutidos e votados pelos representantes, com o objetivo de buscar as melhores condições para o transporte rodoviário de cargas. Questões sobre a situação política do país e a atuação dos empresários e entidades do setor também são pautas do evento. O presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, juntamente com empresários e lideranças do setor,  mais uma vez marcam presença no evento, a fim de discutir assuntos relacionados às melhorias do segmento de transportes rodoviários de cargas no Brasil.

De acordo com Fernandes, essa programação é de suma importância, “é um evento muito representativo, com a presença de empresários e lideranças preocupados com esse setor. Temos gente do Brasil inteiro, e isso é muito importante para nós. O objetivo de todos é basicamente o mesmo: buscar solução para saber o que fazer nas empresas. Este é um ótimo evento para saber o que os empresários pensam”, afirma.

O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística,  e da Fenatac, com patrocínio de da Autotrac, BgmRodotec, Man, Mercedes-Benz, Sascar, Tnix, Totvs, Trade Vale e Volkswagen, com o apoio da Reed Exhibitions Alcantara Machado e Top Doctors.

Comunicado CONET sobre a Defasagem de Frete

Confira, a seguir, dados completos sobre a defasagem de frete no Brasil:

Clique aqui para visualizar o Comunicado

Redação do Guia do TRC com informações da NTC